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CPA

Comissão Própria de Avaliação - cpa

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional qualifica-se como construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da IES e suas vinculações com a sociedade.

A avaliação é um processo que busca melhorar a qualidade, aumentar a quantidade da prestação do serviço educacional, elevando a sua eficácia institucional, a conscientização dos agentes e a efetividade acadêmica e social.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES, cria, em cada instituição de Educação Superior (IES), uma Comissão Própria de avaliação, também identificada pela sigla CPA.

A CPA é um órgão da IES com as atribuições de planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. Compete-lhe ainda acompanhar e avaliar os planos de melhorias institucionais e de cursos e a execução dos protocolos de saneamento de deficiências identificadas nas avaliações do MEC.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Produzir conhecimentos;
  • Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
  • Identificar as causas de problemas e deficiências;
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
  • Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
  • Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
  • Prestar contas à sociedade;
  • Efetivar a vinculação da instituição com a comunidade;
  • Melhorar a qualidade da educação superior;
  • Proporcionar a expansão de sua oferta;
  • Aumentar a eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

DIMENSÕES AVALIADAS PELA CPA DA FAMEP

(ORIENTAÇÕES DA LEI DE SINAES Nº 10.861/2004).

A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão institucional, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As 10 dimensões avaliadas, que foram reagrupadas em cinco eixos são:

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional:

Dimensão 8. Planejamento e avaliação.

EIXO 2: Desenvolvimento Institucional:

Dimensão 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Dimensão 2. Responsabilidade social.

EIXO 3: Políticas Acadêmicas:

Dimensão 3. Política para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Dimensão 4. Comunicação com a Sociedade.
Dimensão 9. Políticas de atendimento a estudantes.

EIXO 4: Políticas de Gestão:

Dimensão 5. Política de pessoal.
Dimensão 6. Organização e Gestão.
Dimensão 10. Sustentabilidade Financeira.

EIXO 5: Infraestrutura Física:

Dimensão 7. Infraestrutura física, recursos de informação e comunicação.

MEMBROS DA COMISSÃO DA CPA

Josynaira Araújo Neves
Representante do corpo docente o e coordenador da CPA

Emanoely dos Santos Nunes
Representante do corpo docente

Steffany Sadala Oliveira Gomes
Representante dos técnicos administrativos

Josivan Soares Feitosa
Representante dos técnicos administrativos

Jefferson Ribeiro Dias
Representante da sociedade civil organizada

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO

Alunos

Docentes

Administrativos